Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com as famílias atendidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF.

O SCFV tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido da vida coletiva. Possui caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.

Realiza atendimentos em grupo, com atividades artísticas, culturais, esportivas, de lazer, dentre outras, de acordo com a faixa etária dos usuários. É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

O SCFV atende um público de crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência, em situação de vulnerabilidade social ou não.

IMPORTANTE SABER:

• O SCFV executado junto a criança, de maneira alguma, pode ser compreendido como creche;

• O SCFV não oferta reforço escolar, nem outra estratégia pedagógica que tenha atribuições das políticas educacionais.

Para o atendimento das crianças, adolescentes e jovens, o município de Santa Teresa conta com um espaço localizado na Praça Augusto Ruschi, nº 35, Centro.

Para os grupos de convivência da pessoa idosa e de adultos (se houver), existem outras localidades, devido aos atendimentos no interior do município. A sede conta com o Centro de Convivência da Pessoa Idosa Waldyr Loureiro De Almeida, localizada na Avenida Ricardo Pasoline, nº 246, 3º andar, Centro, que atende ao grupo "Viver e Reviver". No interior contamos com nove grupos e se dividem da seguinte forma:

• Grupo "Amar é viver" - Distrito de Alto Caldeirão;

• Grupo "Alegria do vale" - Comunidade de Tabocas;

• Grupo "Esperança é viver" - Comunidade de Córrego Frio;

• Grupo "Meninos (as) pedra da onça" - Comunidade de Alto Várzea Alegre;

• Grupo "Recordar é viver" - Distrito de Santo Antônio do Canaã;

• Grupo "Aliança" - Distrito de São João de Petrópolis;

• Grupo "São Miguel" - Distrito de Vinte e Cinco de Julho;

• Grupo "Vida nova" - Distrito de Várzea Alegre;

• Grupo "Amigos para sempre" - São Paulo do Rio Perdido.

Contamos também com o Serviço de Orientação Sócioesportiva - SOSE, no qual, realiza atividades físicas e alongamentos, visando o bem estar, a parte física e também a convivência e integração social, familiar e comunitárias dos usuários atendidos. Atende um público a partir de dezesseis anos, devidamente acompanhados por profissionais de educação física e fisioterapeuta. Os atendimentos do SOSE existem tanto na Sede de Santa Teresa, quanto também no Distrito de Santo Antônio do Canaã.

DOCUMENTAÇÕES NECESSÁRIAS PARA INGRESSAR NOS SERVIÇOS:

SCFV (crianças, adolescentes e jovens):

• Cópia simples da Certidão de Nascimento, CPF (se houver), RG (se houver) da criança, adolescente ou jovem;

• Cópia simples do comprovante de residência, RG e CPF do familiar responsável;

• Cópia simples do cartão de benefícios (se houver).

SCFV (adultos e pessoas idosas):

• Cópia simples do RG, CPF e comprovante de residência;

SOSE (acima de 16 anos):

• Cópia simples de um documento com foto.

ENDEREÇO: Praça Augusto Ruschi, nº 35, Centro, Santa Teresa – ES

TELEFONE: (27) 3259 3614

E-MAIL: [email protected]

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: 08:00 ÀS 11:00 DE 12:30 ÀS 15:30

Carta de Serviço ao Usuário

Conheça os serviços oferecidos pela administração municipal de Santa Teresa.

Documentos publicados no Diário Oficial do município de Santa Teresa.