Musical Italiano: Um resgate grandioso da história e memória dos imigrantes em Santa Teresa

Data de publicação: 20 de junho de 2022
Fotos: Leonardo Meira
Créditos: Assessoria de Comunicação

“Lá no parque só se ouvia muitas palmas e frases: Meu Deus que cantoria maravilhosa!”, Neuza Zamprogno

“Um espetáculo repleto de significado sobre a grandeza da história dos imigrantes de Santa Teresa. Ver os verdadeiros ‘personagens’ naquele palco foi fundamental e emocionante demais! Parabéns aos organizadores e realizadores deste lindo evento!”, Marjori Crispim

“Foi espetacular!!! Desde a chegada até a saída”, Lourdes Ferolla

Esses foram alguns comentários nas redes sociais deste espetáculo que fez história em Santa Teresa.

O Musical Italiano “Un Viaggio Nella Nostra Storia”, fez com que o publico interagisse e se entregasse à história e à memória dos imigrantes italianos que, há 148 anos, chegaram ao “Núcleo de Timbuhy”, atual município de Santa Teresa.

Nas cenas foram retratados o começo de tudo: desde a guerra que antecedeu a imigração, a vinda para o desconhecido, o que encontraram por aqui, suas tradições, crenças, cotidiano, culinária e, é claro, o vinho.

Em 1 hora e 20 minutos a trajetória desses desbravadores foi contada e cantada por cerca de 300 artistas – da Cia Musical Allegro, do Circolo Trentino di Santa Teresa e da Escola Ethevaldo Damázio – este último formando o Coro Bambini di Montagna, com aproximadamente 200 alunos. Tudo isso sob a regência do maestro ítalo-brasileiro Inárley Carletti.

“Esse é o mais completo Musical Italiano do Brasil! Em um mês conseguimos implantar a tradição e costumes de nossos antepassados e trazer para Santa Teresa essa riqueza de elementos que se configurou nesse espetáculo grandioso”, destacou o maestro.

O idealizador do projeto foi o prefeito Kleber Medici, que há algum tempo gostaria de realizar esse musical. “Tenho essa ideia desde 2016 e agora conseguimos colocar esse espetáculo em prática. Esse evento abriu a Festa do Imigrante e estou muito orgulhoso pelo resultado positivo. Parabéns a todos os envolvidos”, agradeceu o prefeito.

Esse foi um espetáculo inédito, realizado pela Prefeitura de Santa Teresa e baseado em livros que destacam o município: “Karina”, de Virginia Tamanini; “Canaã”, de Graça Aranha; “Os capuchinhos e a instrução em Santa Teresa”, de Frei José Corteletti; e “Santa Teresa do Espírito Santo: história e memória”, de Sandra Gasparini.

Entre corais clássicos e populares, orquestra clássica, cantores líricos e populares, bailarinos e atores se destacaram músicas do cancioneiro italiano como “Solle Mio”, “Bella Chao”, “Volare”, “Mazolin di Fiori”, “Merica Merica”, “La Bella Polenta”, “Felicitá”, dentre outras.

O Musical completo você encontra no youtube da Prefeitura Municipal.

Taxa de Vigilância Sanitária

Emissão de guia para pagamento da 2ª via de carnê da Taxa de Vigilância Sanitária.

Guias IPTU

Geração de guias para pagamento do IPTU.