Formação continuada para os profissionais da educação

Data de publicação: 11 de maio de 2022

A Secretaria Municipal de Educação tem proporcionado momentos de formação continuada aos profissionais da educação e apoiado as Instituições de Ensino em projetos que promovam uma educação de qualidade. Nos dias 05 e 06 de maio foram implementadas algumas dessas ações.

No dia 05 teve início o Seminário “É Tempo de Aprender: a AlfabetizAÇÃO em foco” para o Polo de Santo Antônio do Canaã. O encontro aconteceu na EMEF Visconde de Inhaúma e foi ministrado por Elisangela Maria Mulker Bridi, coordenadora do Programa Tempo de Aprender - SMED, que abordou a temática “Alfabetizar - um processo em construção... sensibilizando nosso fazer pedagógico”. Neste encontro foi apresentado o Material Complementar: “Aprender é divertido”, organizado especialmente para auxiliar as ações pedagógicas desenvolvidas nas turmas do 2º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Santa Teresa.

No âmbito da Educação Especial, o segundo encontro foi intitulado “Práxis inclusivas: entrelaçando os saberes e compartilhando experiências”. Foram abordadas as seguintes temáticas:

1- As atribuições dos profissionais em Educação Especial e Inclusiva, desenvolvido pela professora coordenadora municipal da Educação Especial, Fabiana Bridi Daleprane, pela diretora geral da Associação Pestalozzi, Marisa Lucindo de Souza e Souza e pela pedagoga Pollyana Hoffmann Gums,

2- “Noções básicas de primeiros socorros no ambiente Institucional: como proceder? Engasgos, crises, convulsões e situações de perigo”, apresentado pelo enfermeiro Jefferson Souza, gerente de atenção primária da Secretaria Municipal de Saúde.

No dia 06, como parte das ações do Projeto “LiterAGINDO: descobrindo o mundo, tecendo sensibilidades”, aconteceu um momento de contação de histórias envolvendo a EMEIEF Vale de Tabocas, EMEF Visconde de Inhaúma e EMEIEF Professor Hausler. Esses momentos foram proporcionados pela Profa Dra. Angélica Vago Soares, da UFES, que nos presenteou com o conto de sua autoria "Quita e Cristal: aventuras em uma cidade".

E no sábado, dia 7, a Dra. Maria Angélica fez um diálogo formativo com os/as profissionais da educação intitulado “Narrativas vivas e infâncias: imagem, e identidade”.

Portal da Transparência

Consulte informações em tempo real sobre as despesas e contratações da administração pública.