Após fortes chuvas em Santa Teresa, Prefeitura desobstrui estradas

Data de publicação: 8 de janeiro de 2022
Créditos: Assessoria de Comunicação

Devido às fortes chuvas ocorridas na noite desta sexta-feira (7) e madrugada de sábado (8) a Defesa Civil de Santa Teresa alerta para as ocorrências de deslizamentos, cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A Prefeitura de Santa Teresa, por meio da Secretaria de Obras, está apoiando a Defesa Civil e desobstruindo as pistas e estradas.

Já foi liberada a via que liga Santa Teresa a Fundão e a estrada na entrada de Baixo Tabocas, antes de Várzea Alegre, e em Santo Antônio do Canaã. As máquinas seguem em operação dando manutenção em estradas vicinais para garantir o deslocamento.

Nesta sexta as ocorrências foram: deslizamento de terra na via que liga Santa Teresa a Várzea Alegre entrada de Taboquinhas (próximo a fábrica de gesso). Esta via está desobstruida ; teve alagamentos e a água atingiu residências em Santo Antônio do Canaã e no Mangangá (não há novos alagamentos no local); queda de barreira próximo ao Mirante do Canaã (segue com trânsito em apenas uma via, aguardando estudo técnico de obstrução do local); queda de barreira e cobertura vegetal próximo ao Tonini, onde a via já está liberada (após a reta de São Marcos); e queda de barreira próximo a estrada de Valsugana (via liberada).

De acordo com a o coordenador da Defesa Civil de Santa Teresa, Rodrigo Moschen, ontem a estação pluviômetrica da Defesa Civil marcou chuva superior a 90mm. Alguns produtores rurais relataram chuvas pontuais acima de 130 mm. “Há probabilidade de mais chuvas este fim de semana entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, segundo previsão do INMET”, alertou.

Rodrigo pede para seguir as orientações de segurança do setor de Proteção e Defesa Civil de Santa Teresa e em caso de emergência ligar para (27) 9 9849-4525.

Instruções:
1. Evite enfrentar áreas alagadas ou com enxurradas;
2. Não permaneça próximo a árvores, estruturas metálicas, equipamentos energizados;
3. Tenha atenção com trincas e rachaduras nos imóveis e no solo do entorno;
4. Observe se há acúmulo de água na base de taludes próximos, árvores ou postes inclinados;
5. Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores e não estacione veículos próximo a torres de transmissão e placas de propagandas.

Links Úteis

Consulte e acesse os portais de entidades que auxiliam no desenvolvimento do município.

Documentos publicados no Diário Oficial do município de Santa Teresa.