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Notícias


SEP dá início à transferência de Metodologia em Gestão Estratégica para a Prefeitura de Santa Teresa

Data de publicação: 14 de setembro de 2021


A Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) deu início, nesta segunda-feira (13), às oficinas de transferência de Metodologia em Gestão Estratégica para a Prefeitura de Santa Teresa. O trabalho, realizado pela equipe da Subsecretaria de Planejamento e Projetos (Subepp), envolve também a participação de gestores de órgãos estaduais, associações e sindicatos ligados à área rural da região serrana do Estado.

Sob a liderança da subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos, Joseane Zoghbi, todo o processo de transferência será realizado até novembro, visando, entre outros objetivos, à difusão da cultura de gestão estratégica por meio da orientação e do apoio aos órgãos e instituições, estaduais e municipais. O trabalho resulta na elaboração do Planejamento Estratégico, definição de carteira de programas e projetos, indicadores e metas, implantação do Escritório de Projetos, definição do modelo de gerenciamento de projetos e utilização do Sistema de Gerenciamento Estratégico de Projetos do Governo do Espírito Santo (SigES).

O SigES é um sistema próprio do Governo, desenvolvido numa parceria entre a SEP e o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest). Por meio desse sistema, a equipe do Escritório de Projetos do Governo, que funciona na SEP, faz o gerenciamento intensivo de ações, projetos e programas das carteiras estratégicas da Administração Estadual. Essa mesma metodologia pode ser aplicada nos projetos e programas das Secretarias e Órgãos do Governo.

Além de Joseane Zoghbi, as gerentes de Projetos Estruturantes e Gestão Estratégica, respectivamente, Ana Lúcia Pansini e Anna Cláudia Pela, e os gestores de projetos da SEP Eliziene Jubini, Joseane Martins e Mirko Pose ministraram os trabalhos do primeiro dia de transferência de Metodologia em Gestão Estratégica.

A subsecretária Joseane Zoghbi destacou a importância do intercâmbio estabelecido pela SEP com demais Secretarias e Órgãos não somente do Governo do Estado, visando à disseminação da cultura do Planejamento Estratégico, uma ferramenta por meio da qual, segundo ela, “o Governo alinha e integra a equipe de gestão para acelerar o alcance de resultados em benefício de toda a população.”

Com o Programa de Gestão para Resultados Realiza+, a SEP, em parceria com demais Secretarias e Órgãos, gerencia e monitora as ações estratégicas de Governo por meio de programas e projetos oriundos do Planejamento Estratégico.

O prefeito de Santa Teresa, Kleber Medici, ressaltou o empenho da secretária Municipal de Agricultura, Edna Totola, para que a capacitação pudesse ser realizada. “Essa parceria entre Governo do Espírito Santo e município é fundamental para o desenvolvimento local.  A transferência de metodologia e planejamento de forma ordenada facilita para que os serviços cheguem à população de maneira satisfatória", disse o prefeito.

Além dos secretários de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Planejamento, Cultura e Turismo da Prefeitura de Santa Teresa, participaram das oficinas ministradas pela SEP gestores da Associação dos Produtores Rurais de Rio Perdido (ARRP), do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da Associação de Criadores e Produtores de Gado de Leite; do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus Santa Teresa; e de dois órgãos do Governo Estadual: Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

 

Fonte: SEP



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