Sinal verde para a construção do contorno em Santa Teresa


O Governador Paulo Hartung autorizou a publicação do edital para a contratação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para o Contorno de Santa Teresa. A autorização aconteceu quinta-feira (05), durante cerimônia de entrega da unidade da Rede Cuidar Santa Teresa, com a presença do governador Paulo Hartung, senador Ricardo Ferraço, prefeito de Santa Teresa Gilson Amaro, diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), Enio Bergoli e demais autoridades. 

O edital foi publicado sexta-feira (06), no Diário Oficial, com o valor de licitação em R$ 339.269,91.O estudo será realizado em duas fases: a preliminar e a definitiva. Na primeira fase, serão desenvolvidos estudos nas áreas ambientais, socioeconômicas, de tráfego, entre outros. 

“O lançamento do edital é o primeiro passo para a implantação do Contorno de Santa Teresa, um desejo antigo do município e das cidades da região, que vai melhorar a mobilidade e preservar as edificações históricas da cidade. A partir de levantamentos de campo e pesquisas em geral, teremos uma definição com relação ao traçado e localização do Contorno, com o menor custo de implantação e com o mínimo possível de impacto ambiental, numa região que tem boas reservas de mata atlântica”, afirmou o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), Enio Bergoli. 

O prefeito de Santa Teresa afirma que tem trabalhado pela construção do contorno desde 2008. “O governador garantiu a execução da obra que vai desviar o trânsito de caminhões pesados do centro da cidade, melhorando assim a mobilidade do centro e protegendo as construções centenárias que é um patrimônio histórico da cidade”, comemorou Gilson Amaro.

Texto e foto José Ivane de Sousa.