Astronomia nas montanhas capixabas.


Você está convidado para conhecer mais sobre o universo, por meio de palestras, sessões de planetário e observações através de telescópios no dia 25 de agosto a partir das 16 horas no Parque de Exposições em Santa Teresa. O projeto "Astronomia nas montanhas capixabas" é uma iniciativa do grupo de gravitação e cosmologia do departamento de física da UFES, financiado pela FAPES, incentivando assim as atividades científicas durante a semana nacional de ciência e tecnologia, divulgando a ciência para o grande público. 

Ao todo teremos 03 atividades: o planetário da Universidade Federal do estado de Minas Gerais UFMG; palestra do prof. Renato Las Casas ( astrônomo chefe da UFMG); e será disponibilizado telescópios para a observação do céu noturno.

Uma projeção cinematográfica é feita na cúpula. O vídeo tem caráter científico em uma viagem ao cosmo e suas estruturas no planetário inflável com dimensões 8m x 8m e 4m de altura.

Este grupo vem conduzindo atividades de pesquisa há mais de duas décadas. Já foram formados vários doutores e mestres e centenas de artigos científicos em revistas internacionais trazendo ao menos uma conferência internacional ao estado por ano.

Comitê Organizador
Prof. Dr. Júlio Fabris (UFES)
Prof. Dr. Renato Las Casas (UFMG)
Prof. Msc. João Maurício Zandomênico (IFES)
Prof. Msc. Sidnei Giles de Andrade (IFES)
Prof. Robson Fontan Jubini (IFES) 
Prof. Adriano Mesquita Oliveira (IFES)

Texto: José Ivane de Sousa